Torne o seu desktop uma área mais estilosa, com informações úteis e acesso a vários aplicativos.
Alguns usuários gostam de contar com programas separados para ter acesso a determinadas aplicações. Já outros preferem centralizar ferramentas o máximo possível, descartando uma infinidade de ícones na tela principal do Windows.
Seja qual for o seu perfil, Smart Desktop é um software que pode chamar a sua atenção. Este programa traz uma espécie de Área de trabalho secundária para o computador, reunindo várias funções em um único lugar. Dessa forma, ele acaba facilitando o acesso a aplicativos e também a muita informação – inclusive, sobre a previsão do tempo.
Tudo em um lugar só
Logo que você acessar o software pela primeira vez, ele pedirá a definição de um local para que seja utilizado como base dos dados meteorológicos. Apesar de o aplicativo perguntar por um CEP, você pode colocar a sua cidade, “Curitiba, Brazil”, por exemplo.
Feito isso, o Smart Desktop entra em ação. O programa funciona, de fato, como um segundo desktop. Em sua seção principal (“Home”), ele apresenta alguns dados, como condições do tempo, calendário e informações sobre o sistema.
Essas informações incluem; consumo da memória RAM, porcentagem do espaço ocupado nos discos rígidos, CPU e há quanto tempo o computador está ligado e em funcionamento ininterruptamente, além de outras informações.
Já no lado esquerdo da sua interface, você encontra um menu, com botões que dão acesso a mais funcionalidades . Ali estão dispostos muitos atalhos para aplicativos do computador, bem como acesso direto para alguns sites da internet:
- System – Apresenta atalhos para funções do Windows, como “Meu Computador”, “Meus documentos” ou “Meus Vídeos”;
- Design – Traz acesso para ferramentas de edição de vídeo e imagens;
- MediaPlayers – Atalhos para que você abra players de vídeo e áudio, Winamp ou o Windows Media Player, por exemplo;
- Internet – Acesso às ferramentas de internet, como navegadores e mensageiros;
- Utilities – Apresenta ícones para execução de alguns aplicativos para manutenção do computador, CCleaner, TuneUp, Nero, entre outros.
- Microsoft Office – Atalhos diretos para os programas do Microsoft Office;
- Acessories – Acessórios conhecidos do Windows, como o Bloco de notas, Paint ou calculadora.
Lembre-se de que, apesar de o Smart Desktop mostrar ícones de vários softwares, somente aqueles que você tiver instalados é que serão abertos e executados pelo programa.
Outras abas
Além das funções principais apresentadas anteriormente, o programa conta também com algumas outras ferramentas. Nas abas localizadas na parte superior da tela, você pode acessar alguns sites através da seção “Weblinks”, bem como visualizar vídeos (“Videos”) e papéis de parede (“Wallpapers”).
Como instalar
O Smart Desktop conta com algumas exigências para funcionar corretamente. Além disso, alguns dos passos da instalação não acontecem de maneira automática, de modo que você mesmo precisa realizar pequenas alterações.
Primeiro, após extrair o arquivo baixado, acesse a pasta “please install all fonts” (por favor, instale todas as fontes, em português) e instale todas as fontes do diretório. Para fazer isso, basta clicar duas vezes sobre cada arquivo e depois apertar na opção “Instalar”.
Em seguida, volte até a pasta raiz do aplicativo e procure seu executável: “Smart Desktop”. Clique com o botão direito do mouse sobre ele e acesse as propriedades.
Em seguida, abra a aba “Compatibilidade” e escolha “Windows XP (Service Pack 2). Após confirmar a escolha, faça a instalação do programa normalmente.
Caso você seja usuário do Windows XP, ignore a necessidade de mudar o modo de compatibilidade; somente execute o aplicativo.